terça-feira, 9 de abril de 2013


Cultura ?


A palavra cultura abrange várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.


Arquivologia ?


A arquivologia aparece como uma disciplina do ramo de ciência da informação que estuda os documentos; Esse estudo começa desde a criação do documento, e se estende até sua utilidade final.
A arquivologia se encarrega de identificar a importância, a relevância, a história e a recuperação da informação contida em um documento.
É dever do arquivista distinguir o valor e o objetivo da informação adquirida.
Hoje arquivo pode ser conceituado como agrupamento de documentos, o que logo se relaciona á “conjunto de informações”, que podem aparecer através de papel, fotografia, objeto, e dentre outros, tal informação que pode vir de pessoas físicas, jurídicas, ou órgãos público-políticos-econômicos-social-CULTURAL. Esses arquivos são guardados e conservados muitas vezes para provar ou praticar algo, serve á garantia de direitos e apoio á tomada de decisões, compor valores históricos, etc ...



Cultura Arquivada

Foi através das descobertas históricas e automaticamente arquivísticas, que surgiu a cultura, hoje mais ligada a valores morais e costumes, após uma escavada na história, um estudo direcionado a forma de vida de nossos antepassados, podemos afirmar uma ligação entre arquivo e cultura.
Uma pesquisa a história do Rock and Rool por exemplo, posso dizer que é uma cultura arquivada, para descobrir como, onde e porque surgiu o tão adorado gênero musical é preciso voltar no tempo e encontrar alguns vestígios e transforma-los em informações pertinentes, pra provar que Elvis, Beatles, entre outros grandes nomes, foram um dos influenciadores do rock é preciso unir informações daquela época que hoje estão arquivadas, porém, não é tão fácil assim, pois esses arquivos são raridades nos dias de hoje, é preciso anos de estudo pra afirmar de fato, a história não só do rock, mas a do teatro, a do cinema e de quaisquer outro feito histórico-cultural. Contudo, CULTURA, HISTÓRIA e ARQUIVOLOGIA tem tudo a ver.


Sobre o Rock: Em ROCK AND ROLL: UMA HISTÓRIA SOCIAL - crônica cobrindo 30 anos de um dos mais importantes fenômenos de massa do século XX - Paul Friedlander mostra com o gospel, o country e o blues influenciaram desde Elvis e Marvin Gaye ao The Who. O autor revisita a cena do rock clássico, alternativo e do punk-rock traçando a história do gênero musical que já atravessou cinco décadas de sucesso ininterrupto. A força social das melodias do Rock and Roll flui das páginas, enquanto Friedlander analisa toda um movimento histórico-social baseado em hits como Johnny B. Goode e Walk on the wild side.


Sobre o Teatro: O livro História do Teatro Capixaba: 395 anos é considerado um dos maiores registros sobre a história do teatro feito no Espírito Santo. De autoria de Oscar Gama Filho, a obra foi lançada em 1981 pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida e Fundação Cultura do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário