quinta-feira, 18 de abril de 2013

Uma viagem ao passado de Homero Massena

"Remanso", 1974.

Vila Velha é uma cidade que respira história. São suas igrejas antigas e monumentos que entre suas paredes guardam um pouco do passado vila-velhense, ou o Morro da Penha, com suas lendas religiosas. E para quem quer conhecer a história canela-verde, vale a pena fazer uma visita em uma pequena casa de esquina, na Quadra 148, nº 175, no Parque da Prainha. Foi lá que por 23 anos, viveu o artista Homero Massena.
Tombada no final da década de 1980, a residência é um dos maiores patrimônios históricos de Vila Velha, e conserva as obras e a história de vida do artista. Foi lá que fez suas maiores pinturas.

"Atelier", 1951.

 Homero Massena, o artista
Homero Gabirobetz Massena nasceu na cidade de Barbacena, em Minas Gerais, no dia 4 de março de 1884 e chegou a Vila Velha com apenas seis meses de vida. Aos 15 anos ele descobriu a vocação artística e frequentou os cursos de pintura, urbanismo e decoração na Escola Nacional de Belas- Artes do Rio de Janeiro (RJ) e de Minas Gerais (MG). O artista também estudou na Europa, na Academia Julien, em Paris.

2 comentários:

  1. Essa tela do Homero Massena retrata a pescaria, em qual rio?

    ResponderExcluir
  2. Essa obra “remanso” é única ou existe cópia?
    No YouTube existem vídeos onde um quadro parecido com esse, mas com assinatura, serve de “pano de fundo” para as transmissões direto do apartamento de Gedelti Gueiros na Praia da Costa.
    Comparando a foto aqui e o que está na parede dele, nota-se muitas diferenças!
    Um dos dois é cópia!
    Alguém pode esclarecer?
    Link:
    https://youtu.be/y3FzQmkRKPQ

    ResponderExcluir